******************************************************************************************************************** Os Direitos e Deveres dos Servidores a um click.



quinta-feira, 7 de julho de 2011

GREVE EM SALVADOR

SERVIDORES MUNICIPAIS EM GREVE POR SALÁRIOS

Os servidores municipais organizados pelo Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) entraram em greve nesta quinta-feira (7) por tempo indeterminado. Apenas serviços considerados essenciais, como os postos de saúde, mantiveram um efetivo de 30%, conforme obriga a Constituição. Apenas os agentes da Transalvador, rachados com o Sindseps, não aderiram à greve. O objetivo da paralisação é pressionar a prefeitura por aumento salarial. A proposta apresentada pelo Município, de um reajuste salarial médio de 17,5% anual aos 6.671 servidores que não estão contemplados nos planos de cargo e salários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nem no reajuste da pasta de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), de 19,84%, foi negada pela categoria. O plano contempla apenas o grupo de 6.671 servidores, já que os funcionários da SMS (9.836) e da Secult (6.371) têm planos de cargos específicos. Outros 1.689 funcionários das empresas públicas municipais não estão incluídos na proposta.

DETERMINAÇÃO JUDICIAL

Justiça determina reajuste para professores estaduais


Em protesto em frente à sede do Tribunal de Justiça (TJ) no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta quarta-feira, 6, o Sindicato dos Trabalhadores de Educação no Estado da Bahia (APLB) foi informado de que os desembargadores do TJ mantiveram decisão favorável ao reajuste de 10,9% mais juros e correção monetária retroativo a 1994 para os professores da rede estadual de ensino.

Apesar da APLB ter sido informado do reajuste apenas ontem, 6, a decisão já havia sido publicada no Diário Oficial da Justiça do último dia 22. O estado, porém, pode recorrer da decisão em até 60 dias. Além do reajuste, o sindicato também reivindica a implantação de um piso salarial para a categoria.