O sistema público de saúde, as escolas públicas e os meios de comunicação, não estão conquistando a população brasileira. É o que revela o Índice de Confiança Social da pesquisa Ibope Inteligência, realizada anualmente, divulgada nesta segunda-feira e que tem como objetivo medir as oscilações de confiança da população com 18 instituições nacionais e quatro grupos sociais.
O Corpo de Bombeiros é a instituição com maior credibilidade no país, com 86 pontos, seguida das Igrejas e Forças Armadas que aparecem num segundo patamar, ambas com 72 pontos. Os menores índices de confiança foram obtidos, mais uma vez, pelo Congresso, 35 pontos, e partidos políticos (28).
Para o sociólogo e professor de História Elísio Brasileiro, o fato da população está menos confiante reflete “o fracasso do poder público, que não têm o social como prioridade. A sociedade passa a ter consciência que passa a ser manietada demagogicamente. Ela considera estas instituições como prejudiciais ao bem estar social. A única saída é uma repactuação social, com construção de novas formas de controle e representação social”.
Tribuna da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário sem uso de palavras obcenas, por favor.