******************************************************************************************************************** Os Direitos e Deveres dos Servidores a um click.



sexta-feira, 16 de maio de 2014

16 de Maio dia Nacional do Gari


No Dia do Gari, uma homenagem aos profissionais da limpeza

Eles são responsáveis pela coleta do lixo das residências, indústrias, edifícios e também pela limpeza e a conservação das vias públicas. Os garis realizam um trabalho essencial não só para garantir o bem estar da população sumareense, mas sobretudo a saúde de todos os moradores. Profissionais tão imprescindíveis no dia a dia das cidades brasileiras que a Câmara dos Deputados, por meio do Projeto de Lei 1347/2011, instituiu 16 de maio o Dia Nacional do Gari.
Em Sumaré, o serviço de coleta de lixo e varreção das ruas é terceirizado. A empresa AGREG foi contratada para a execução destas tarefas em 2009 e conta com 70 colaboradores, sendo 65 homens e 5 mulheres que realizam os serviços de limpeza urbana, em turnos de segunda a sábado.
Faça sol ou chuva, diariamente eles estão nas ruas recolhendo o lixo que nós produzimos. E enfrentando algumas dificuldades. Por isto, neste Dia do Gari, o convite é para pequenas mudanças de atitudes em nossas casas.
Manter os cães presos evita agressões no momento da coleta. Embalar materiais cortantes - exemplo de copos de vidros quebrados – em jornais ou papelões previne acidentes e não amarrar sacos de lixo nos portões ou grades facilita o recolhimento. É fundamental que cada um faça a sua parte, ajudando a aumentar a eficiência do trabalho dos garis e a deixar Sumaré cada dia mais limpa e bonita!
Curiosidade
De acordo com o projeto de lei da Câmara dos Deputados, a denominação profissional GARI é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que em 1876 assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época.
Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos o nome se generalizou pelo Brasil. Assim foi instituído em 1962, através da Lei Estadual 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o Dia do Gari, cuja primeira comemoração foi em 16 de maio de 1963.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário sem uso de palavras obcenas, por favor.